Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Desenvolvimento Pessoal é a temática que abrange diversos conhecimentos, recursos, técnicas e conceitos relacionados ao desenvolvimento do potencial humano.


Não importa quem e nem mesmo em que momento da vida, todos tem algo pra desenvolver, todos podem desenvolver muito seu potencial em todos os sentidos, seja para uma melhor convivência, seja para alavancar na carreira profissional, seja para empreender ou simplesmente encontrar respostas.


Não existe um passo a passo definido para trabalhar o desenvolvimento pessoal, e esse é um grande problema, talvez o maior do curso.

As pessoas em geral querem soluções rápidas e práticas para todos os problemas e questões em suas vidas, porém não existe mudança do dia para a noite. Mudar por uma semana não é garantia de ter resultados a longo prazo. O desenvolvimento é projeto de construção da vida toda, é um aprendizado diário sobre si e sobre o mundo. Não será a leitura de um único livro que diz que você tudo pode que vai mudar sua vida, pode até ser um start, mas é necessário dar continuidade, é preciso questionar se realmente pode tudo, poder fazer nem sempre significa que é um dever fazer e quais os prós e contras de fazer tudo o que se quer?


Além do que o termo desenvolvimento pessoal remete a outro termo muito amado por uns e muito odiado por outros a “auto-ajuda” que segundo alguns críticos só ajuda a quem escreve. Esse é apenas um dos preconceitos que sofre o processo de desenvolvimento pessoal.


“Esse é meu jeito e não vou mudar, nem por mim nem por ninguém”. “Desenvolvimento pessoal é psicologia barata.” “Quem precisa disso é gente fraca, eu tenho família, amigos e um bom emprego, não preciso disso”, são outros exemplos de preconceito que sofre o processo de desenvolvimento pessoal nos dias de hoje. Tudo isso interfere na motivação de pessoas que buscam se desenvolver através do autoconhecimento e as impedem de desenvolver habilidades que poderiam ajudar e muito na conquista de um novo cargo ou de um relacionamento.

Desenvolvimento pessoal é crescer como pessoa, tornar se um ser humano melhor e disponibilizar mais das suas habilidades ao mundo.


É também: Autoconhecimento, Realização pessoal e profissional, Planejamento pessoal, Administração do tempo, Comunicação interpessoal, Relacionamento humano, Qualidade de vida, Empreendedorismo, Poder mental, Liderança, Motivação, Produtividade, Educação financeira, Marketing pessoal etc.

Uma missão para a vida inteira, um processo contínuo, sair do conformismo, da zona de conforto, do lugar comum e abrir um mundo de possibilidade, oportunidades e habilidades a serem desenvolvidas.


Os seres humanos estão em constante transformação, por meio das relações e interações que estabelecem. Esse movimento contínuo da vida altera todo o panorama do mundo social e profissional em que vivemos, levando as pessoas a desenvolverem habilidades de adaptação aos novos cenários, bem como de projeção e antecipação do futuro.

A fundamental importância deste curso é preparar cada indivíduo para viver o presente e o futuro sendo protagonista de sua própria história.

INICIAR