Marketing & Merchandising

Para quem nunca pesquisou sobre pode parecer que são a mesma coisa, mas não são, por mais que tenham conceitos parecidos são estratégias distintas. Algumas empresas destinam departamentos para cada uma dessas áreas, outras atribuem ao próprio departamento de marketing a função de merchandising.

Uma boa técnica para entender melhor os dois termos é lembrar que o Marketing é feito da porta da loja pra fora enquanto o merchandising é interno, feito dentro da loja para vender produtos aos consumidores que chegaram até ela atraídos pelo marketing do local.


Logo, o marketing atrai os consumidores para a loja ou mercado e o merchandising faz com que os consumidores se encantem com os produtos e comprem mais.

Merchandising é um conjunto de  técnicas, ações ou materiais no ponto de venda, de forma a motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores, ou seja é o departamento responsável pelos clientes que já estão em sua loja.

Já quando falamos de marketing estamos falando principalmente de processos de planejamento, execução, preço, comunicação e distribuição, ou seja, é o departamento responsável por trazer seus clientes até a loja.


O marketing eficiente inicia com a pesquisa de mercado, observando os pontos que a empresa pode satisfazer em relação à concorrência; depois vem o posicionamento de sua oferta; o desenvolvimento do mix de marketing: produto, preço, ponto de venda e promoção; a implementação desse mix; e por último o controle do marketing, com o monitoramento e avaliação de seus resultados.

O merchandising é constante, começa desde o layout da loja até a promoção dos produtos, são as ações promocionais utilizadas nos pontos de venda, que ofereçam informação e melhor visibilidade aos produtos, marcas e serviços. Ele incentiva a motivação para compra dos consumidores.


O que ambos têm em comum é o planejamento para que os resultados sejam os esperados, nada acontece se não for bem planejado e estruturado. Neste curso você conhecerá todas as etapas do planejamento à aplicação do marketing e do merchandising.

INICIAR