Gestão Financeira Empresarial

Realizar uma boa gestão financeira não serve apenas para manter sua empresa em ordem e gerar lucros, mas garante também que você tenha um negócio competitivo no mercado atual.


As questões financeiras são quase a totalidade das preocupações de um empresário, seja ele pequeno, médio ou grande. Fazer a gestão financeira é saber controlar o seu negócio de maneira que ele dê lucro e se mantenha competitivo, através de ferramentas que auxiliam todo o processo de gerenciamento do negócio.

Gerir as finanças de uma empresa não é somente gerar lucro é garantir a existência da empresa mesmo em períodos de crise. Para se ter uma gestão financeira organizada e eficiente é preciso ter informações, anotar todos as saídas e entradas, entender bem as ferramentas e saber analisar os resultados.


É preciso partir do princípio que não se pode gerenciar nada que não possa ser medido, de qualquer forma guiar a gestão de um negócio apenas por uma única ferramenta pode trazer resultados falsos que não representam a verdade das finanças da empresa.


A realidade das empresas, principalmente as iniciantes, pequenas é micros são uma grande quantidade de ideias e pouco capital para colocar todas essas ideias em prática.


A gestão financeira é o coração do negócio, garantir o seu controle e seu bom funcionamento mantém a empresa toda de pé, ou seja, mantém a empresa concorrente e atrativa no mercado.


Gestão financeira nada mais é que registrar e gerenciar informações com o objetivo de ter embasamento na tomada de decisões futuras e também fazer correções em problemas detectados.


Ter um planejamento financeiro e uma visão analitica do negócio implica em ter apoio e embasamento na tomada de decisões em relação a qualquer atitude sobre a empresa.


Seja lá qual for seu objetivo de negócio, iniciar uma empresa ou prestação de serviços, diminuir despesas, aumentar os lucros, criar novos investimentos, identificar para onde está indo o dinheiro, ou mesmo ter um controle preciso da saúde econômica do seu negócio, é somente com a gestão financeira que tudo se tornará possível.


Se utilizando do controle de gestão financeira, você terá sempre uma visão completa do dinheiro que entra e sai da sua empresa, quanto realmente é lucro, quanto precisa ser investido e de que forma será investido, todo o dinheiro gasto e arrecadado é totalmente controlado.


A gestão financeira de um negócio é feita através de instrumentos adequados de gerenciamento de seu fluxo de caixa, você poderá analisar a necessidade do capital de giro e controlar os estoques.


Uma gestão bem sucedida diminui a necessidade de capital de giro, ou seja o empresário precisa injetar um capital menor para fazer o negócio girar. Isso só acontece quando o fluxo de caixa é positivo e existe um planejamento cuidadoso de controle do estoque.

INICIAR